Centro de Excelência para a Valorização dos Recursos Mediterrânicos


O CEVRM dedica-se a diferentes áreas que promovam e desenvolvam o cultivo de plantas, cogumelos, frutos, mel e outros produtos. Assim,  pretendemos que várias espécies, animais e vegetais, possam crescer de forma a cultivar o futuro de todos.

Autenticação

entidades-financiadoras
Doce de Abóbora com Amêndoa
Doce de Abóbora com amêndoa

Quinta do Freixo

435 gramas
4,30 €
Descrição

Na composição nutricional da abóbora podemos encontrar proteína, gordura em pouca quantidade, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas. Possui também bastante água efibras.

A abóbora possui uma substância funcional que é um poderoso antioxidante, que colabora na prevenção de doenças cardiovasculares e outros benefícios.

Por conter todas estas propriedades, o consumo de abóbora está associado à redução no risco de certos tipos de cancro, doenças do coração, derrames e problemas na visão.

Para quem quer emagrecer é uma boa sugestão, pois geralmente provoca uma sensação de saciedade maior em relação às demais verduras e legumes.

As sementes da abóbora são ricas em fito estrógeno, outra substância funcional que pode auxiliar na redução dos sintomas da menopausa, além dos níveis de colesterol. O óleo feito das sementes possui efeitos antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular devido à concentração de vitamina E. São boas fontes de zinco e gorduras insaturadas.

A concentração de fibras nas sementes da abóbora é bastante elevada, o que torna o consumo diário das sementes muito indicado na prevenção e tratamento da prisão de ventre.

As propriedades medicinais da abóbora vão do fornecimento de vitaminas essenciais, ao fornecimento do cérebro. As amêndoas reduzem o risco de ataque cardíaco até 50%, porque agem sobre o nível de colesterol no sangue, provocando uma diminuição significativa.

Os nutrientes da amêndoa, os flavonoides presentes na pele da amêndoa e a Vitamina E protegem as paredes das artérias e também reduzem a gordura corporal. Mesmo que as amêndoas sejam ricas em gordura, são ricas em gordura boa, que é saudável para o organismo. É uma fonte de fósforo indicado para fortalecer ossos e dentes.

Ricas em L- carnitina e em riboflavina aumentam o funcionamento da atividade cerebral, otimizando o funcionamento do cérebro ao ponto de reduzir o risco da Doença de Alzheimer.