Centro de Excelência para a Valorização dos Recursos Mediterrânicos


O CEVRM dedica-se a diferentes áreas que promovam e desenvolvam o cultivo de plantas, cogumelos, frutos, mel e outros produtos. Assim,  pretendemos que várias espécies, animais e vegetais, possam crescer de forma a cultivar o futuro de todos.

Autenticação

entidades-financiadoras
Mel Rosmaninho Verde
Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.” disse Albert Einstein. Albert Einstein (14 de março de 1879 – 18 de abril de 1955) foi um físico alemão conhecido por sua Teoria de Relatividade.
Numa altura em que a humanidade corre graves riscos de sobrevivência por causa dos colapsos das colónias, seja um consumidor consciente, e consuma produtos de agricultura biológica, um modo de produção amigo das abelhas.
2,97 €
Descrição

O mel e o pólen biológicos são produtos que foram submetidos a regras de produção, as quais se iniciam com a escolha dos locais para instalação dos apiários, razão pela qual estão localizados em zonas de montanha onde não há aplicação de produtos químicos. Caso contrário, só resulta mel convencional. 

Por outro lado, todos os tratamentos sanitários realizados para o combate dos parasitas das abelhas, são feitos com produtos de origem natural, os quais não deixam resíduos químicos nomel, como é o caso do timol, ácido fórmico e ácido oxálico.

Por sua vez, toda a alimentação introduzida nascolónias, durante o Inverno e antes da Primavera, é composta pormelda própria exploração.

Posteriormente, é controlado todo o processo de extração e acondicionamento domel ao ponto de serem efetuados todos os registos de colheita e origem domel.

Por fim, são submetidas todas as produções a um rigoroso controlo por parte de uma empresa privada de certificação ecológica.

No Alentejo, um conjunto de fatores criam o contexto ideal para a produção de mel biológico.

A paisagem composta por montados onde muitas espécies diferentes de plantas florescem, é o ambiente ideal para a apicultura biológica.

A riqueza da flora mediterrânica associada à produção em modo biológico, garantem um mel de extraordinária qualidade.

Podemos encontrar produtos biológicos certificados feitos a partir do mel, tais como doces.

O mel possui excelentes propriedades para a utilização na indústria da cosmética e farmacêutica. O seu consumo está associado a inegáveis vantagens para a saúde.