Centro de Excelência para a Valorização dos Recursos Mediterrânicos


O CEVRM dedica-se a diferentes áreas que promovam e desenvolvam o cultivo de plantas, cogumelos, frutos, mel e outros produtos. Assim,  pretendemos que várias espécies, animais e vegetais, possam crescer de forma a cultivar o futuro de todos.

Autenticação

entidades-financiadoras
Licor de Alfarroba
“A moda antiga do Barrocal, no interior do Algarve, (…), os contrastes de cores a sedutora magia dos perfumes das flores e das ervas, os sabores dos frutos.”


Licor de Alfarroba
A Farrobinha

1.185 Kg
10,90 €
Descrição

Nativa da Costa do Mediterrâneo, a Alfarroba, é uma vagem, semelhante ao feijão, de cor castanho-escuro e sabor adocicado.

Em Portugal é um dos 3 principais países produtores de Alfarroba. Seca ou torrada, a alfarroba, suavemente doce, pode ser utilizada como um substituto para o chocolate, na confeção de bolos e xaropes. A semente é utilizada sobretudo para a extração de goma que tem variadas aplicações industriais, particularmente no sector alimentar, como espessante, estabilizante, emulsionante, na alimentação animal, sendo também importante para produtos ecológicos na indústria, por exemplo, como agente gelificante na indústria têxtil, papel, produtos químicos, farmacêutica e cosméticos.
É considerado um alimento saudável e de alto valor nutritivo.

A alfarroba contém vitamina A, vitamina B1, B2, cálcio, ferro e magnésio.

Estudos recentes mostraram que a alfarroba tem grande quantidade de fibras solúveis, que proporcionam retardo na absorção de glicose, redução no esvaziamento gástrico (maior saciedade), diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo e proteção contra o cancro do intestino.
Além do mais, possui elevado potencial antioxidante, que auxilia no combatede radicais livres e doenças degenerativas.