Centro de Excelência para a Valorização dos Recursos Mediterrânicos


O CEVRM dedica-se a diferentes áreas que promovam e desenvolvam o cultivo de plantas, cogumelos, frutos, mel e outros produtos. Assim,  pretendemos que várias espécies, animais e vegetais, possam crescer de forma a cultivar o futuro de todos.

Autenticação

entidades-financiadoras
Sabonete Artesanal Hortelã e Alfazema
MudSecrets é uma Unidade Produtiva Artesanal ,r econhecida pelo PPART – Promoção dos Ofícios e das Microempresas Artesanais, que produz cosméticos naturais e distribuí sal artesanal e flor de sal sob a marca Lama & Sal. Possuí vários produtos, tais como, sais de banho, óleos de massagem, sabonetes artesanais, Máscaras à base de lamas marinhas provenientes de salinas tradicionais entre outros cosméticos e produtos de higiene. Sal artesanal e Flor de sal. A ideia de negócio ganhou uma menção honrosa no concurso Ideias em Caixa 2011 da Universidade do Algarve.


Sabonete Artesanal Hortelã e Alfazema
Peles Secas
MudSecrets

90 Gramas
4,25 €
Descrição

Hortelã

 

É uma planta originária da Ásia, mas há muito cultivada em todo o mundo, devido às essências aromáticas presentes em toda a planta, principalmente nas folhas.

Famosa por enfeitar pratos e dar um sabor extra à comida é utilizada como tempero na culinária, como aromatizante em certos produtos alimentares ou como infusão. Mesmo não sendo considerada fonte de nutrientes, a hortelã pode e deve ser usada na cozinha à vontade. O sabor e o aroma marcantes dão muita personalidade aos pratos. Assim, esse lado gastronómico da erva deve ser explorado. A hortelã pode ser usada em molhos, saladas, sumos e como tempero de carnes.

A hortelã possui propriedades terapêuticas que lhe dão o nome de Planta Medicinal.

De entre as inúmeras virtudes, podem destacar-se: estimulante, estomacal,carminativo. Usado nas atonias digestivas, flatulências, dispepsias nervosas, empregado nas palpitações e tremores nervosos, vômitos, cólicas uterinas, útil nos catarros brônquicos facilitando a expetoração. O chá feito de hortelã também é usado como calmante.

Além disso, a hortelã é rica em vitaminas C e A, cálcio e ferro. A vitamina C é um antioxidante poderoso e ajuda a sintetizar o colagénio. A vitamina A faz bem á pele, aos cabelos e aos ossos. O cálcio atua na formação de ossos e dentes, e o ferro faz bem ao sangue.

A Hortelã é também utilizada em cosmetologia, ou para a extração do seu óleo essencial.

 

Alfazema

As Lavandas, popularmente conhecidas como alfazemas, são pequenos arbustos.

As lavandas crescem em jardins. As suas flores são usadas para arranjos florais secos. As flores púrpuras e os brotos possuem uma fragrância suave. Pode ser utilizada para ser colocada entre as roupas do armário para dar-lhes uma fragrância fresca e agradável, e também para impedir a presença deinsetoseparasitas. O cultivo comercial da planta é para a extração deóleosdas flores, caules e plantas, que são utilizados comoanti-sépticos, emaromaterapiae na indústria decosméticos. Pode ser utilizada como produto terapêutico, e em infusão. O óleo essencial da lavanda já era utilizado pelosromanospara lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo indicado para insónias, calmante, relaxante, dores, entre outros. O óleo é obtido dadestilaçãodas flores, caules e folhas da espécie. Entre várias substâncias, o óleo apresenta na sua composição o linalol e o acetato de linalila, que conferem a sua fragrância e, ainda, resina, saponina, taninos cumarinas.

As flores de lavanda produzem umnéctarabundante que rende ummelde alta qualidade produzida pelasabelhas. O mel da variedade lavanda foi produzido inicialmente nos países que cercam oMediterrâneo, e introduzido no mercado mundial como um produto de qualidade superior. As flores da lavanda podem ser utilizadas como decoração de bolos.