Centro de Excelência para a Valorização dos Recursos Mediterrânicos


O CEVRM dedica-se a diferentes áreas que promovam e desenvolvam o cultivo de plantas, cogumelos, frutos, mel e outros produtos. Assim,  pretendemos que várias espécies, animais e vegetais, possam crescer de forma a cultivar o futuro de todos.

Autenticação

entidades-financiadoras
Agenda 2013
PLANTAS MEDICINAIS
O Valor das Sementes
AGENDA 2013

470 Gramas
12,30 €
Descrição

Esta agenda já vai na sua 4ª edição. As anteriores começaram em 2010 com uma abordagem generalizada sobre as utilidades das plantas medicinais mais comuns. Em 2011, foi a vez das “Árvores, arbustos e outras plantas medicinais”, em 2012 “Plantas medicinais, a importância das abelhas”; uma agenda/livro plena de receitas e conselhos sobre plantas medicinais que mais afinidade tem com as nossas amigas abelhas.

Desta vez foi um desejo profundo de deixar o grito de alerta em defesa das sementes livres, contra a manipulação e patenteação, na defesa de uma causa tão ou mais urgente do que o declínio das abelhas abordado em 2012.

Foram selecionadas 53 plantas, entre as quais incluí sementes como a quinoa (cujo internacional se celebra este ano de 2013), o amaranto, o sésamo, o feno-grego, a papoila, a alfafa e o sarraceno. Estão também representadas a bardana, o estramónio, a estévia, o boldo, o lúpulo e a prunela, por serem plantas de interesse medicinal, mantendo assim fiel o fio condutor destas agendas sobre as utilidades culinárias, hortícolas e terapêuticas das plantas medicinais.

Contou-se com a generosa e importante colaboração do biólogo da conservação Fernando Naves e das duas associações que mais têm feito em defesa e conservação das sementes: colherparasemear.wordpress.com e www.sossementes.gaia.org.pt cujos artigos figuram na introdução desta agenda.