Trabalho realizado no domínio da seleção, caracterização e propagação in vitro de medronheiro. Verificou-se que esta espécie apresenta no nosso país uma elevada diversidade genética. As plantas micropropagadas foram cultivadas no campo e entrarão em produção a curto prazo. Poder-se-á avaliar o seu potencial de produção e de qualidade do fruto.
A micorrização das plantas apresenta enormes vantagens no que respeita à adaptação das plantas após transplante e beneficia a sua nutrição mineral.
Este capítulo retrata o conjunto de operações afetas à produção de aguardentes de fruto, no que respeita ao medronho, apresenta o testemunho histórico e tradicional ligado à apanha de medronho. É descrito, detalhadamente, o processo de fermantação e destilação do medronho, com os autores a fazerem referência à ponte histórica e tradicional de métodos e equipamentos até aos tempos presentes. De salientar o testemunho e depoimento enriquecedor dos produtores de aguardente de medronho da região do Algarve. Neste capítulo é ainda abordado o processo de envelhecimento da aguardente de medronho.